sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Crônicas de Gelo e Fogo - Fúria dos Reis (Análise)


(CUIDADO = "SPOILERS" DO PRIMEIRO LIVRO)

E a saga continua - pelo menos daqueles que sobreviveram ao primeiro livro!

George R. R. Martin foca agora nos eventos desencadeados pela morte do nosso querido Ned Stark. Neste novo cenário temos os Lannister, que desejam se manter no poder; Stannis Baratheon, que se declara herdeiro legítimo, já que Joffrey não o é; Renly Baratheon, irmão caçula, que acredita ser mais sensato e melhor regente que seu irmão mais velho e ranzinza, Stannis.

Enquanto isso, nas terras gélidas do norte, o garoto Robb Stark foi declarado Rei do Norte, iniciando uma guerra contra os Lannister, responsáveis pela morte de seu pai e pela captura de suas irmãs.

O livro é sensacional mas tem seus altos e baixos. A trama amadurece, assim como os personagens. As melhores tramas enfocam Arya e Tyrion, que continuam sendo meus personagens favoritos. Devo admitir que até mesmo o martírio de Sansa me cativou.

Além disso, temos mais a participação de Theon Greyjoy, que, apesar de ter tido um papel apagado no primeiro livro, mostra sua "verdadeira cara" neste segundo.

Infelizmente as histórias de Jon Snow, Dani e Bran me decepcionaram um pouco, mas não o suficiente para me fazer desgostar da história. Chegando próximo ao final, as coisas esquentam para todos os personagens.


"Um cometa vermelho como sangue cruza o céu." Cada um interpreta de um jeito diferente esse visitante celestial. Mas para nós, leitores, ele simboliza uma coisa: o retorno dos contos fantásticos. O autor agora utiliza a magia com mais liberdade, contudo ainda sem exageros. A feitiçaria é sempre tratada como uma atividade sombria, envolta em mistérios.

E o mistério ainda continua em As Crônicas de Gelo e Fogo! Agora é aguardar setembro para A Tormenta das Espadas!

4 comentários:

  1. Então, Arya e Tyrion são definitivamente meus preferidos, juntos com Bran. Acho que o personagem de Bran ficou com o "carisma" comprometido por conta da sua amargura diante da paralisia. Mas, eu acho que nesse segundo livro, o personagem dele mostra levemente que pode ser sensível e, talvez, um bom líder no futuro. E como o livro tem lá suas fantasias, dragões, homens que mudam de face, enfim, eu ainda não perdi as esperanças de Bran voltar a andar...
    Já a parte de Dani me chateou um pouco. Eu acho que a personagem, que havia me impressionado positivamente quando deixou de ser menina para virar uma mulher mais confiante, nesse livro ela me soa quase como louca. Claro que depois de tudo que aconteceu a ela, até se compreende que ela se ache tão especial. No entanto, me irritou um pouco ela sempre atribuir a si mesma títulos e querer que todos ao seu redor a enxerguem dessa mesma maneira. Mas, é como você mesmo disse, o autor gosta de construir seus personagens o mais real possível, ou seja, com defeitos e qualidades, e ela é ainda uma menina. Ufa... falei, hein???

    ResponderExcluir
  2. Primeiro sobre Bran: não sei exatamente o que o autor está pretendendo com ele. Um personagem paraplégico é bem complicado em um livro de ação e aventura, a não ser que ele seja um grande líder ou... volte andar através da magia. Não sei se me agrada a possibilidade dele se tornar "lobisomem" mas acho que não vai ser por aí (assim espero).
    Eu tenho muitas expectativas sobe Sansa e o Cão, acho que essa história vai desenvolver de um jeito bem interessante...
    A história de Dani pra mim foi a mais chata. Deu voltas e voltas e acabou no mesmo lugar. Vamos esperar para ver o que Dani vai aprontar no continente... Aí não faço idéia. O maior potencial seria se os dragões já estiverem mais crescidos e ela se envolver com algum personagem... Vai saber?

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu até pensei em Sansa e o Cão de Caça, mas ele é meio brucutu. Vc fala amorosamente? Eu imagino que deva haver um grande duelo entre ele e a montanha em determinado momento.
    Eu pensei de Dani se envolver com Jon Snow agora que ele vai levar uma vida selvagem, vagando por aí, poderia vir a encontrá-la. Na minha mente pelo menos, seria maravilhoso! rs
    Sobre Bran, eu já pensei tantas coisas. Pensei que o problema dele no andar poderia ser um bloqueio na mente. Loucura, eu sei, mas que raio de recursos médicos esse povo tinha pra ter certeza q ele não pode mais andar?? (tomara que vc não tenha um explicação pra isso!!). rs
    Enfim... Tem muita estrada pra ele resolver nossas questões!!

    ResponderExcluir
  4. Dênia! Comece a ler o livro Tormenta aí! Preciso conversar com alguém! AAARHGH

    ResponderExcluir